Etapa de Formação Base da JUFRA na Fraternidade Nossa Senhora das Graças, Floriano - PI

É com muita alegria e entusiasmo que a Família Franciscana por meio de sua juventude, recebe em seu seio mais vinte e um jovens, e inspirados sobre o lema da Campanha da Fraternidade 2015 – Eu vim para servir Mc 10,45 que no último mês, nos dias vinte e um e vinte e dois a Fraternidade Regional realizou na cidade de Floriano estado do Piauí a ereção da Fraternidade Local Nossa Senhora das Graças, a mais antiga desse imenso Brasil em termos de documentação. Os jovens que ali viviam em fraternidade há mais de dois anos e sobre os cuidados do Assistente Espiritual Local Frei Erivelton Pereira OFM manifestaram seu desejo de continuar a vivenciar o carisma franciscano dentro da comunidade, com os jovens e dentro da nossa Mãe Igreja como Juventude Franciscana. O encontro contou a presença da equipe de Formação Regional: Ir. Solange Barros (Secretária Fraterna Regional), Ir. Sergio Vicente (Formador Regional), Ir. Carlos Rocha (Secretário de Comunicação Social, Registro e Arquivo Regional) e a Ir. Jéssica Lima (Secretária Fraterna Distrital para o Distrito do Piauí).

Durante todo o período de formação os jovens puderam em momentos de oração refletir a importância de ser igreja viva e transformadora e a exemplo de nosso patrono São Francisco, levar a palavra de nosso altíssimo Deus a todas as criaturas. Os jovens em retiro de formação vivenciaram por meio de debates o viver em fraternidade, entender as dificuldades do irmão e juntos encontrar a melhor maneira de se sobressair. E depois de entender e conhecer o Ideal de Franciscano de Vida e os anseios da Fraternidade Nacional por meio da Carta de Guaratinguetá – A Jufra que queremos ser, os jovens finalizaram esse momento de preparação e informação com uma reflexão da vida e do serviço se retirando por alguns minutos para uma conversa com Deus – Momento de Deserto.

O auge do encontro aconteceu na Igreja da Ibiapaba com missa solene e em Ação de Graças por todos os Jufristas que ali estavam sendo esta presidida pelo Assistente Espiritual Local, Frei Erivelton Pereira OFM. O encontro e a recordação das gerações de Jufristas que vivenciaram o carisma naquela cidade era nítida, tamanha era a emoção, a felicidade transbordava com tantos sorrisos e lagrimas. Era chegada a hora, a hora de um recomeço, a hora de deixar a sementinha plantada por bem feitores e fies a Família Franciscana – fundamentais nesse trabalho, geminar e florescer. E diante de Deus, da comunidade e da Família Franciscana presente (Frades, Irmãos da OFS e da Jufra Regional) os jovens cheios de amor anunciaram o seu SIM e como prova e testemunha da fé receberam o TAU como instrumento de recordação, os jovens receberam também o Evangelho, onde se comprometeram em levar como regra de vida.

O fim do encontro foi festejado, e sobre um solene show católico com a presença de todos que foram fundamentais na base e construção deste sonho, manifestaram seu amor a servidão, se doando como ponte entre passado e presente afim de transformar um futuro, de ser inspiração para a nova geração de JUFRA da Fraternidade Nossa Senhora das Graças.


(Foto Oficial: Encontro de Formação Base da Jufra, Fraternidade Nossa Senhora Das Graças Floriano - PI)


Carlos Rocha

Secretário de Comunicação Social, Registro e Arquivo